fbpx

Como Fotografar Raios

By 06/12/2018 outubro 12th, 2020 Como fotografar...

Junto com o verão, vem com ele a temporada de chuvas. Então prepare-se para fotografar alguns raios no céu!

Segurança em primeiro lugar. Não pense que é uma boa ideia ficar em um campo aberto, com um tripé metálico, no meio da chuva. Você vai servir como um para-raio! O melhor cenário é fotografar uma tempestade que você vê de longe, mas que ainda não chegou até onde você está. Fotografar da janela de casa também é uma forma bastante segura. Porém, se estiver em lugar aberto, certifique-se de estar seguro e também de proteger seu equipamento.

A primeira dica é usar tempos de exposição longos. É muito difícil ficar esperando o raio cair e clicar na hora certa. Assim, podemos fazer exposições longas, de 30 segundos ou mais. Por isso você vai precisar de um tripé ou algum outro apoio fixo para sua câmera. Se um raio cair enquanto estiver batendo a foto, ele vai aparecer na sua imagem.

2017 © Hugo Chinaglia

Controles disparadores são muito úteis nessas ocasiões. Com ele conseguirmos fazer fotos mais longas do que 30 segundos, usando o modo Bulb. Também podemos programa-los para fazer uma foto atrás da outra e deixar a câmera trabalhar sozinha. Entre uma foto e outra, precisamos definir um pequeno intervalo para que a câmera possa processar a imagem antes de começar a foto seguinte. Esse tempo varia de câmera para câmera, algumas processam as fotos mais rapidamente que outras. Quanto maior o tempo da exposição, maior o tempo para processar a imagem. Configure o menor intervalo de tempo possível para a sua câmera, não queremos perder um raio que pode cair justamente nesse intervalo!

Antes de começar uma sequência de fotos, faça algumas de teste. Tente conseguir o maior tempo de exposição possível. ISO 200 e aberturas fechadas, f/11 ou mais, são boas configurações. Tenha em mente que o raio vai iluminar a sua cena, principalmente se você estiver perto deles. Assim, pode programar as fotos para ficarem um pouco subexpostas.

Agora configure o equilíbrio de branco para ter um céu azulado e estamos prontos para enquadrar a cena. Monte sua composição com espaço de sobra, pois não temos certeza de onde exatamente os raios vão cair. Lentes do tipo grande angular facilitam acertamos a mira, já que elas proporcionam um campo de visão maior. Certifique-se de ter uma boa porção de céu na sua composição, mas não só céu! Incluir elementos do horizonte deixa sua foto mais interessante, como uma paisagem natural ou mesmo uma vista da cidade. Se tiver alguma antena, ou outro ponto alto, há boas chances dos raios caírem por lá.

©Lee Junda

Muito bem, se você tirou várias fotos de um mesmo enquadramento, e conseguiu pegar raios em algumas delas, você junta-las para ter muitos raios em uma foto só! A edição segue o mesmo processo de como montar um startrails. No Photoshop, vá em File > Scripts > Load files into stack, isso vai abrir todas as suas fotos em um mesmo arquivo, cada uma em um layer diferente. Agora selecione todos os layers e troque o Blend Mode para Ligthen.

Espero que estas dicas tenham lhe ajudado! Compartilhe os resultados comigo quando fotografar a próxima tempestade! Abraços!

Curso Online de Astrofotografia

Para aprender e praticar mais sobre fotografia de estrelas, dê uma olhada no meu curso online

Instagram @nortefotografico

Acompanhe todas as nossas fotos e novidades através do Instagram!