fbpx

Regra dos 500

A Regra dos 500 é uma fórmula que usamos na astrofotografia para calcular o tempo máximo de exposição de uma foto, quando estamos usando uma câmera fixa, para evitar que as estrelas criem pequenos rastros no céu.

Como o planeta Terra gira em torno do seu próprio eixo e também em torno do sol, temos a impressão de que as estrelas se movem no céu. Assim como o Sol nasce no leste e se põe no oeste, todos os astros apresentam o mesmo comportamento. Isso significa que quando estamos fazendo uma foto das estrelas, em longa exposição, elas se movem no céu durante a foto. Isso faz com que o rastro delas fiquem marcados na nossa foto.

Esses rastros chamamos de Star Trails. Algumas vezes, o nosso objetivo é justamente fotografar startrails. Outras vezes, queremos apenas que as estrelas apareçam como pontos. Nesse último caso, é quando aplicamos a Regra dos 500.

Tempos de exposição demasiadamente longos, podem fazer com que as estrelas criem pequenos rastros, mini startrailzinhos. Esse tipo de foto fica no meio do caminho entre longos traços de estrelas e estrelas pontuais, e isso não é bom. Essa foto não tem o impacto visual do Startrails ao mesmo tempo que não tem a nitidez de estrelas pontuais. Pequenos rastros de estrelas geram efeito de que a foto não está muito nítida. Isso fica muito evidente quando olhamos a foto em algum monitor grande ou quando fazemos uma impressão da imagem.

Para aplicar a Regra dos 500, usamos a seguinte fórmula:

Regra dos 500

Digamos que eu tenho uma câmera Canon cropada, com sensor APS-C, de fator crop 1,6. Também tenho uma lente de distância focal 18-55mm e estou fotografando a via láctea. Eu coloco a câmera no meu tripé, ajusto o foco e a minha composição. Estou usando a minha lente com 18mm de distância focal porque isso me permite ter uma visão mais ampla possível do céu estrelado. Coloco a máxima abertura que minha lente permite, e agora quero configurar o tempo máximo de exposição que eu posso usar, sem fazer que as estrelas criem pequenos rastros na minha foto. Quero que elas fiquem pontuais. Para isso, vou usar a Regra dos 500 e calcular da seguinte forma:

Tempo máximo = 500/(18*1,6) = 500/28,8 = 17,36 segundos

ou também posso pensar assim:

Tempo máximo = 500/(18*1,6) = 27,77/1,6 = 17,36 segundos

Como minha câmera não tem a opção de fotografar com 17,36 segundos, eu configuro ela com 15s de exposição. Na Regra dos 500, devemos sempre arredondar para baixo. Caso eu tenha um controle disparador com temporizador, posso configurar ele para exatos 17 segundos de exposição.

Regra dos 500

O que pouca gente diz e sabe, é que a Regra dos 500 é uma média, e que ela pode falhar muitas vezes em criar estrelas realmente pontuais. Olhando a foto acima, fica fácil de entender. As estrelas que estão mais perto do eixo de rotação da Terra parecem andar menos, enquanto as estrelas que estão mais longe do eixo parecem correr mais, criando rastros mais longos no mesmo espaço de tempo. A Regra dos 500 é uma média que vai funcionar bem para as estrelas que estão até na faixa do meio.

Significa que, dependendo da direção que você está enquadrando as suas fotos, a Regra dos 500 vai funcionar melhor ou pior. Se você está preocupado para que as estrelas não criem nenhum mini rastro, comece usando a Regra dos 500 e revise a sua imagem cuidadosamente, aplicando zoom. Se perceber pequenos rastros, diminua o tempo de exposição até que as estrelas fiquem pontuais. A desvantagem é que você irá precisar aumentar o ISO para compensar a perda de luminosidade.

Essa é a Regra dos 500! Sua aplicação e os cuidados necessários para se ter com ela.

Esse post levou duas horas para ser feito. Você gostou? Ficou com dúvidas? Compartilhe e deixe um comentário

Grato, até a próxima!

Curso Online de Astrofotografia

Para aprender e praticar mais sobre fotografia de estrelas, dê uma olhada no meu curso online

Instagram @nortefotografico

Acompanhe todas as nossas fotos e novidades através do Instagram!