Fotografia de Pássaros. Aprenda Como Fotografar Aves
Olá!
Esse artigo é para você que sempre apreciou a beleza das aves e está pensando em começar na Fotografia de Pássaros. Seguindo as dicas que irei te passar por aqui, em pouco tempo você começará a montar seu portfólio. Antes de se preparar tecnicamente para a fotografia, você precisa tomar conhecimento dos preparativos que irão viabilizar, facilitar ou até mesmo, te salvar, durante uma inserção na natureza para essa atividade. Vamos lá aprender Como Fotografar Aves:
Baixe grátis o e-book Como Fotografar Aves
Como um gato
Muitas aves são ariscas e não nos permitem aproximar delas. Assim, como gatos, precisamos nos camuflar e agir de maneira que nos permita chegar mais perto para então fotografa-las melhor. Veja algumas dicas que irá ajudar nisso
Leve o calçado certo
Não vai ser legal passar horas com a meia úmida e o tênis enlameado. Tampouco escorregar no lago com sua câmera, por estar com um solado liso. Utilize uma bota cano médio ou alto, com o solado antiderrapante. Sendo impermeavel, melhor ainda.
Vista-se de acordo
A natureza não tem regras fashion, mas cores muito coloridas te farão ser notado facilmente pelas espécies que você gostaria de fotografar e isso pode espantá-las. Utilize tons neutros, verde escuro, marrom, ou mesmo uma estampa camuflada.
Utilize calça comprida, mesmo no calor. A calça comprida irá proteger suas pernas de animais e atrito com as folhagens. Além de te camuflar melhor.
Seja silencioso
Se aproximar dos passarinhos será ainda mais viável quando você for capaz de emitir o mesmo nível sonoro que uma pedra. Segure as exclamações (que serão muitas) e deixe os comentários para o próximo café. A recompensa será gratificante!
Mover-se devagar
Movimentos bruscos podem assustar as aves. Mova-se devagar e às vezes até agachado ou rastejando no chão. Se a ave aparentar estar suspeitando de você, permaneça imóvel até que ela fique mais tranquila novamente.
Disfarçar sua silhueta
Disfarçar a silhueta é uma técnica muito usada por predadores ou caçadores. Aprenda como fotografar aves com os gatos: esconda-se parcialmente atrás de árvores ou folhas, para ter mais chances de não ser reconhecido.
Paciência
Seja bastante paciente e espere o momento certo. Com persistência você consegue se aproximar e fotografar as espécies mais raras e ariscas.
Onde e Quando
Os passarinhos são mais ativos no começo e no fim do dia. É o melhor momento para Fotografia de Pássaros. Procure acompanhar o ritmo deles para ter mais chances. Fotografe entre o nascer do sol até às 10 horas da manhã, e depois entre as 16 horas até o pôr-do-sol. Nesse meio tempo, aproveite para relaxar. Vale lembrar que algumas espécies tem hábitos noturnos, como algumas corujas. Além disso, as melhores épocas para fotografar são as meias-estações, na primavera e no inverno.
Fotografando na mata
Em meio à mata é mais difícil avistar os pássaros, mas ao mesmo tempo você terá chances de ver espécies mais raras. Considere ir com alguém que já tenha experiência ou contratar um guia. Alguém que já saiba como fotografar aves de maneira mais eficiente.
Nesse ambiente, pode-se usar a técnica do Playback, que consiste em reproduzir o som do passarinho para atraí-lo. Mas use-o com responsabilidade, já que isso poderá estressa-los e até impedir sua reprodução ou mesmo que cuidem de seus filhotes.
Fotografando no comedouro
Fotografar nos comedouros é a maneira mais fácil e ideal para iniciantes. Aqui, os passarinhos são atraídos pela comida e por isso ficam mais perto e por mais tempo diante de nós. Porém, espécies mais ariscas não são avistadas mesmo nos comedouros.
Se for alimenta-los, utilize a isca certa como bananas ou sementes de girassol, e evite a fotografia de pássaros em que eles aparecem comendo de boca aberta rs
Fotografando em casulo camuflado
Alguns locais possuem estruturas como casinhas camufladas em meio à mata. Isso permite que você consiga avistar espécies mais raras enquanto espera paciente e silenciosamente dentro do casulo.
Perto de São Paulo
Para quem mora em cidade grandes, pode se perguntar como fotografar aves por aqui? Então segue abaixo uma lista de bons lugares dentro ou próximos de São Paulo.
• Parque Ibirapuera
• Parque do Carmo
• Pico do Jaraguá
• Parque Ecológico Tietê
• Jardim Botânico de São Paulo
• São Sebastião
• Ilha Bela
• Trilha dos Tucanos
• Parque Nacional do Itatiaia
Equipamentos
Na fotografia de pássaros é importante ter equipamentos com bom alcance, já que os pássaros são pequenos e normalmente não nos permitem chegar muito perto. Então como fotografar aves de perto?
Câmeras superzoom
Não precisa ter câmeras super profissionais para entrar na fotografia de pássaros. Câmeras compactas conhecidas como superzoom, são uma ótima opção para começar. Como o nome diz, elas tem um grande alcance, com bastante zoom, permitindo fotografar os pássaros mesmo que estejam distantes de nós
Lentes teleobjetivas
Para câmeras que permitem a troca de lentes, é necessário ter teleobjetivas. Ou seja, lentes que tenham bastante zoom ou, como dizemos, com bastante distância focal. Essas lentes funcionam como binóculos, enxergando coisas distantes. Recomenda-se lentes com distância focal de no mínimo 100mm, para comedouros e locais onde é possível se aproximar dos pássaros, e lentes de pelo menos 300mm para fotografar aves mais distantes.
Teleconversores
Além das teleobjetivas, podemos usar teleconversores, que, acoplados às lentes, ampliam seu alcance. Há teleconversores de diferentes ampliações, como 1.4x e 2x. Assim, usando um teleconversor de 2x em uma lente de 70mm, teríamos o equivalente há uma lente de 140mm. Pode ser uma opção mais em conta e versátil, entretanto há perca de luminosidade.
Câmeras cropada
As câmeras fullframes são as melhores e mais caras do mercado, entretanto as câmeras cropadas tem a vantagem de “enxergar mais longe”. Se você é iniciante, há grandes chances de sua câmera ser mais simples e portanto, cropada. Como teleconversores, as câmeras cropadas tem uma aparente ampliação do alcance das lentes. Câmeras Nikon tem o fator crop de 1.5x e as Canon de 1.6x. Assim, uma lente 100mm se torna 150mm e 160mm em câmeras cropadas da Nikon e Canon, respectivamente.
Configurando a Câmera
Na fotografia de pássaros, você vai precisar ser rápido! As aves não param de se mexer, e muitas espécies são ariscas e raras de se ver. Assim, você vai precisar ser rápido no gatilho e as configurações da sua câmera devem atender à isso. Você provavelmente não vai gostar de usar regulagens manuais, pois isso pode te custar um tempo precioso na hora de capturar uma cena. Desse modo usaremos configurações semi-automáticas, de modo que você possa se concentrar nas aves e deixar a câmera fazer todo o resto quase sozinha.
RAW
Recomendo sempre fotografar em RAW, não só para fotografia de pássaros, mas vale lembrar aqui novamente; Com os arquivos originais da câmera, temos muito mais flexibilidade na hora da edição do que quando fotografamos somente em JPG. Isso acontece porque os arquivos RAW guardam todas as informações que sua câmera foi capaz de capturar. Já quando fotografamos em JPG, o arquivo é comprimido e assim perde boa parte das informações originalmente capturadas.
Como, ao fotografar as aves, as vezes temos que tomar decisões muito rapidamente, é comum que conseguimos uma boa foto em termos de enquadramento, foco e pose do passarinho, mas que erramos um pouco na exposição, equilíbrio de branco e etc. Fotografar em RAW pode fazer a diferença entre conseguir salvar uma foto ou não.
Equílibrio de Branco / White Balance
Vamos querer retratar as cores das aves com a maior fidelidade possível, é verdade. Mas vale mais a pena se preocupar em avistar os pássaros e clicar a cena do que ficar configurando o equilíbrio de branco a todo momento. Principalmente fotografando em RAW, podemos ajustar as cores com facilidade no tratamento.
Escolha entre deixar o equilíbrio de branco automático ou fixo. Em automático, confie na câmera enquanto fotografa e ajuste depois no tratamento, se necessário. Em uma configuração fixa, pode ser que as cores sejam menos precisas, porém suas fotos terão mais consistência, o que pode ajudar na hora do tratamento.
Para usar uma configuração fixa, podemos deixar o equilíbrio de branco regulado para a luz diurna, afinal de contas fotografamos as aves ao ar livre. Essa configuração é representada pelo ícone do solzinho, ou também pode ser regulada através da temperatura Kelvin 5500K.
IS / VR
Fotografar com a câmera na mão, dispensando o uso de tripés, pode lhe dar mais agilidade para fotografar uma ave que conseguiu avistar! Nesse caso, ative a estabilização da sua objetiva, se ela tiver. Essa função é chamada de “Image Stabilizer (IS)” nas lentes Canon e “Vibration Reduction (VR)” nas lentes Nikon. Isso vai ajudar e reduzir possíveis tremidas que acontecem quando fotografamos na mão.
Utilize um tripé caso queira ficar de espreita para fotografar uma ave em algum lugar específico, como em seu ninho por exemplo. Assim você pode abrir mão da agilidade e apostar na paciência de esperar o momento perfeito. Nesse caso, desligue a estabilização da sua lente, pois ela não funciona bem com a câmera no tripé.
Modo Burst
Você achou aquela espécie rara, ela está no seu enquadramento, o fundo está bonito, não tem nada na frente atrapalhando e a luz é ótima. Você não vai querer perder essa oportunidade! Segure o firme o botão de disparo e, como uma britadeira, faça um monte de fotos em sequência. Uma delas há de ficar perfeita! Aliás, ao fotografar aves, é comum fazer muitas fotos para aproveitar apenas algumas.
Para que isso funcione, configure sua câmera no modo de disparo rápido, às vezes chamado de modo Burst.
Prioridade de abertura + ISO fixo
Evite os modos manuais ou automáticos. Vamos priorizar os modos semi-automáticos. Assim você vai ainda ver ter controle da suas intenções e, ao mesmo tempo, não vai precisar se preocupar com todas as configurações.
Quando fotografando aves pousadas, utilize o modo de Prioridade de Abertura. Representado como “Av” na Canon e “A” na Nikon. Configure-a para que você use a maior abertura que sua lente permite. Essa configuração é representada pelo número f. Quanto menor o número f, maior a abertura. Assim, por exemplo, entre f/11 e f/4, priorize utilizar f/4.
Usando uma abertura grande, você irá desfocar mais o fundo, dando destaque para a ave, além de conseguir uma maior velocidade do obturador, reduzinho as chances da foto borrar. Se as fotos estiverem saindo tremidas, use um ISO fixo e suba ele até que consiga congelar as imagens, sem tremer.
Prioridade de velocidade + ISO Automático
Quando fotografando aves em vôo, sua prioridade é congelar os movimentos dela. Dessa maneira utilize o modo Prioridade de Velocidade. Representado como “S” na Nikon e “Tv” na Canon. Busque utilizar velocidades acima de 1/500s e faça testes até que encontre a configuração ideal.
Neste caso, use também o ISO automático. Assim sua câmera irá mudar o ISO sozinha, para que tenha uma exposição compatível com a velocidade que você escolheu.
Modo Matricial + Compensação de Exposição.
Sua câmera mede a luz de diversas formas. Utilize a forma padrão de fábrica, chamada de “Matrix” na Nikon e “Evaluative” nas câmeras Canon. Se você nunca mexeu nisso, apenas deixe como está! Os modos de medição de exposição central e pontual, também podem funcionar. Mas o modo Matricial tende a funcionar melhor na maioria dos casos.
A câmera irá medir a luz geral da cena e fazer as contas para ajustar a exposição que ela acredita ser correta. Porém, às vezes ela erra. Se você achar que as suas fotos estão ficando claras ou escuras demais, regule a exposição através da Compensação de Exposição. Representada pelo sinal de “+/-”, deixe os valores negativos para escurecer a foto, ou então positivos para clarear as fotos
Foco contínuo + bloqueio de foco
Focar as aves será talvez a tarefa mais difícil que você encontrará. Essa é uma dica valiosa para aprender como fotografar aves. Como elas estão em constante movimento, esqueça o foco manual. Vamos utilizar o foco automático, no modo contínuo, representado pela sigla “AF-C”. Nesse modo, sua câmera continuará buscando o foco enquanto você mantiver o botão de disparo apertado até a metade. Assim, se a ave se movimentar, o foco tentará acompanhá-la.
Utilize também a seleção de pontos de foco, pois assim você vai dizer para sua câmera qual ponto exatamente você quer focar. Isso vai facilitar sua vida quando houver galhos e folhas na frente do pássaro. Procure sempre focar nos olhos das aves, isso dará mais vida e personalidade às suas fotos.
Para ficar ainda melhor, utilize os botões “AF-ON” ou “AE-L/AF-L” para travar o foco. Quando estiver utilizando o foco contínuo e conseguir focar o olho da ave, trave o foco utilizando esses botões rápidos e dispare as fotos. Isso vai impedir que a câmera perca o foco, que já estava certo, enquanto você fotografa. Volte a focar novamente apenas quando a ave se movimentar e você perder o foco.
Faça parte da Comunidade
Busque aprender mais sobre as aves, suas espécies e hábitos. Isso aumentará suas chances de encontra-las e identifica-las. Muitos fotógrafos colecionam quantas espécies já conseguiram fotografar e buscam as melhores fotos para cada uma delas. A fotografia de pássaros é um desafio infinito e muito prazeroso!
Há muitos livros bons para se inteirar sobre o assunto, como os guias de aves do Brasil. Na internet, há comunidades online como o Wiki Aves e o FaceAves no facebook.
Aprenda na prática com profissionais
Saia de casa e pratique! Só assim você irá evoluir na fotografia de pássaros e conseguir fotos inesquecíveis!
Esperamos que esse guia tenha lhe ajudado a dar os primeiros passos. Compartilhe com quem quiser e depois no mostre as suas fotos. Ficaremos felizes em ver os resultados!
Conheça nossos workshops e expedições fotográficas. São grandes oportunidades de visitar locais incríveis, com roteiros especializados para fotografar, além de ter o auxílio de um fotógrafo profissional!
Esse post demorou duas horas para ser feito. Se você gostou, compartilhe e deixe um comentário 🙂
Obrigado! até a próxima!
Siga @nortefotografico no Instagram
acompanhe as novidades e veja todas as fotos!