fbpx

Como focar no infinito

By 11/09/2020 outubro 12th, 2020 Como fotografar...

Na hora de fotografar estrelas, umas das grandes dúvidas e dificuldades é acertar o foco. Vamos abordar aqui então como focar nas estrelas, e para isso vamos falar como focar no infinito.

Alguns fatores influenciam o foco e a profundidade de campo em nossas imagens. Um deles é a distância do objeto que você quer fotografar. Como vocês sabem, as estrelas estão muuuuito muito longes de nós. Algumas estão tão longes que a luz delas demoram anos para chegar até nós. O que quer dizer que na prática, o que estamos vendo na verdade é o céu como era no passado! No caso de algumas estrelas, vemos a sua luz que na verdade foi emitida a milhares de anos atrás.

Essa distância toda, para nós fotógrafos, significa que vamos conseguir focar as estrelas perfeitamente quando ajustarmos o nosso foco para o infinito. Esse vai ser o caso para estrelas, para objetos distantes como uma montanha no horizonte ou as nuvens no céu. Porém, no caso específico das estrelas, como o ambiente está muito escuro, é mais difícil focar. O foco automático não vai funcionar e você vai ter mais dificuldade de enxergar. Assim, vamos ver aqui algumas maneiras de como focar no infinito.

como focar no infinito

Como focar no infinito

Antes de mais nada, é necessário desligar o foco automático. Ele não vai ser eficaz no ambiente escuro de fotografar estrelas. Embora ele possa ocasionalmente funcionar, ele não tem uma confiabilidade com alguma consistência. É mais comum ele errar o foco nas estrelas do que acertar. Então, não corra esse risco, vamos operar fazendo o foco manual. Isso vai lhe permitir ter mais assertividade, consistência e qualidade nas suas fotos.

Focando manualmente, agora você vai precisar focar em algo suficientemente distante para cair no campo do foco infinito. Algo mais longe que 30m de você, será suficiente. Procure por um ponto de luz distante, como a luz de algum poste por exemplo, a lua ou uma estrela mesmo. No caso de escolher focar numa estrela, escolha a estrela mais brilhante do céu. Você também pode criar o seu próprio ponto de luz, utilizando uma lanterna por exemplo. Em seguida, centralize esse ponto de luz no seu enquadramento. Utilizar um tripé, mantendo esse ponto no centro, vai facilitar a sua vida.

Se estiver usando uma lente zoom, aplique a maior distância focal que sua lente permite, aproximando mais a imagem da estrela. Na sequência, ligue o live view da sua câmera e também aplique zoom nele. Dessa maneira você vai conseguir ver a estrela em um tamanho maior na sua tela, para facilitar a precisão do seu foco.

Pronto, agora você vai efetivamente fazer o foco no infinito. Gire o anel de foco da sua câmera suavemente e observe que o seu ponto de luz aumenta e diminui de tamanho, conforme você gira o anel de foco para um lado ou para o outro. O que você deve buscar aqui é o lugar onde o seu ponto de luz tenha o menor diâmetro, nesse ponto ele está em perfeito foco. Quando o ponto de luz está maior e mais difuso, quer dizer que ele está desfocado. Ele pode estar tão desfocado e difuso, que pode até sumir da sua tela. Ajuste o anel de foco novamente até ele reaparecer.

como focar no infinito
como focar no infinito

Se a sua lente tem marcação da distância de foco, você já pode começar girando o anel de foco até alinhar na marca do infinito. Raramente as lentes são precisas nessa marcação, podendo deixar a foto levemente fora de foco. Por isso, considere apenas como um ponto de partida, muito próximo do ideal, mas que ainda precisa de um ajuste fino.

Depois de acertar o foco, tire algumas fotos e verifique dando zoom na imagem. Se estiver tudo certinho, você pode fotografar a noite toda sem precisar mexer no foco novamente. Tome muito cuidado para não esbarrar no anel e desfocar sem querer. De tempos em tempos, confira o foco novamente para ter certeza que nada saiu do lugar. Alguns fotógrafos gostam inclusive de colar uma fita na lente, travando o anel de foco no lugar certo, impedindo que esbarrem acidentalmente.

como focar no infinito

Em alguns casos, você vai querer também focar em outro objeto que está na composição. Focar no infinito vai te dar estrelas nítidas mas pode deixar outros assuntos fora de foco, principalmente se estiverem em primeiro plano, como a câmera nessa fotografia. Assim, aprender a como focar no infinito pode não ser suficiente para a imagem que deseja fazer e então vamos precisar usar de outras técnicas para conseguir ter tudo em foco, tanto no primeiro plano quanto nas estrelas. Mas esse é assunto para um próximo post!

como focar no infinito

E assim aprendemos a como focar no infinito!

Curtiu? Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário! 🙂

Grato, até a próxima!

Curso Online de Astrofotografia

Para aprender e praticar mais sobre fotografia de estrelas, dê uma olhada no meu curso online

Instagram @nortefotografico

Acompanhe todas as nossas fotos e novidades através do Instagram!