fbpx

Como fotografar estrelas e startrails

By 20/12/2018 julho 4th, 2020 Como fotografar...

Quando estamos aprendendo como fotografar estrelas, é comum também nos deparamos com as  fotos de startrails. Essas são fotos que registram o rastro que as estrelas fazem no céu. Assim como o sol, que nasce no leste e se põe no oeste, as estrelas fazem um trajeto parecido. Esse movimento é devagar, dura a noite toda e por isso não o percebemos facilmente, mas é justamente o que a foto nos revela! Também é por ser demorado que as fotos de startrails somam horas de exposição. Já vamos entender isso melhor.

como fotografar rastros de estrelas

Fotografando Estrelas

Antes de entender como fotografar startrails, vamos primeiro rever como fotografar estrelas. A dificuldade principal aqui é ajustar a exposição para mostrar na foto o máximo de estrelas possível, sem prejudicar a qualidade da foto.

Primeiro colocamos nossa lente na máxima abertura possível, para entrar o máximo de luz possível. Depois, devemos ajustar a velocidade do obturador. Nesse ponto, parece mais interessante fazermos a exposição mais longa possível para de novo obtermos mais luz possível. Mas há uma pegadinha: Com tempos de exposição excessivamente longos, podemos criar mini startrailzinhos, o que prejudica a nitidez das estrelas. Para uma boa foto de estrelas, elas devem parecer pontuais, e não pequenos traços no céu. Assim, para determinarmos nosso maior tempo de exposição, sem prejudicar a nitidez das estrelas, devemos usar a fórmula da “regra dos 500”, que é a seguinte:

Velocidade máx.= 500 / Distância Focal x Fator Crop
*Para câmeras com sensor cropado usar o Fator Crop de 1.5 para Nikon e 1.6 para Canon
Para câmeras fullframe, usar Fator Crop de 1 (ou simplesmente ignora-lo)

No meu caso, por exemplo, que uso uma Nikon D90 e costumo fotografar estrelas usando minha lente na distância focal de 18mm, meu tempo máximo de exposição é de 18,51 segundos. Como não tem essa opção na câmera, uso 15 seg.

O terceiro passo é ajustar o ISO para que ele dê a luminosidade desejada, tentando manter o valor mais baixo possível, para evitarmos ruídos na foto.

como fotografar estrelas

Fotografando Startrails

Fotografando Startrails

Agora sim! A lógica de fazer startrails não limita mais a nossa velocidade de exposição. Podemos agora abaixar o ISO e até mesmo fechar a abertura, abusando no tempo prolongado de exposição. Quanto maior o tempo de exposição, melhor, pois teremos menos arquivos para lidar depois. Ao contrário da fotografia em filme, que pode fazer apenas uma exposição de muitas horas, na fotografia digital precisamos fazer varias fotos com exposições mais curtas e depois junta-las em uma foto só.

Para fazermos várias fotos em sequência, onde cada uma delas pode ultrapassar 30segundos, vamos precisar de um controle disparador (por exemplo, este). Determine a abertura e o ISO desejados, então calcule a velocidade de exposição que precisa para ter a luminosidade adequada. Programe então o controle para fazer fotos de tal duração, sequencialmente, como fazer um time-lapse. Deixe um intervalo entre as fotos, para dar tempo da sua câmera processar os dados e grava-los no cartão de memória. Esse tempo varia de câmera para câmera,  tente começar com apenas 1 segundo e acompanhe o processo. Se 1 segundo for insuficiente, seu controle e sua câmera vão ficar dessincronizados, então aumente o intervalo até descobrir qual é o ideal para você. Fotografe por pelo menos uma hora, para ter traços razoavelmente longos.

Agora que você tem um monte de fotos, é hora de juntar todas em uma só. Para isso, você pode usar um software gratuito e muito intuitivo chamado StarStaX. Ou você também pode fazer através do Adobe Photoshop. No Photoshop, vá em File > Scripts > Load files into stack, isso vai abrir todas as suas fotos em um mesmo arquivo, cada uma em um layer. Entendeu porque quanto menos fotos tiver, melhor? Muitas fotos podem sobrecarregar o seu computador. Agora selecione todos os layers e troque o Blend Mode para Ligthen. Prepare-se! esse é realmente um momento mágico e emocionante! Todo o trabalho foi recompensado!

como fotografar rastros de estrelas

Aproveite e também faça um time-lapse do céu 😉

Você talvez vai encontrar dificuldades como encontrar um céu limpo cheio de estrelas, operar a câmera no escuro, focar no escuro e evitar condensação na sua lente. Mas esses são tópicos que merecem outros posts!

Para aprender e praticar mais sobre fotografia de estrelas, dê uma olhada Curso Online de Astrofotografia de Paisagem e deixe seu e-mail abaixo para receber todas as nossas novidades.

Grato, até a próxima!