Como fotografar a Lua
Tirar foto da Lua é um dos desafios mais legais para um fotógrafo. Como fotografar a Lua oferece diversas possibilidades de composição e a criatividade não tem limites!
Neste post, vamos falar mais especificamente sobre como fotografar a Lua “de pertinho”, preenchendo o quadro da foto com ela. O que é diferente de compor a Lua junto com uma paisagem, por exemplo. A nossa deia aqui é que ela apareça na foto com o maior tamanho possível e maior nitidez possível. Assim a gente vai conseguir ver bastante detalhes da sua superfície.
Equipamentos
Para fazer uma foto como essa, você vai precisar de alguns equipamentos. O primeiro deles é, obviamente, uma câmera. Pode ser qualquer câmera, até mesmo um celular.
O segundo item, é uma lente de longa distância, uma tele-objetiva, como chamamos. Alguns celulares já contam com lentes e possibilidades de zoom que permitem aproximar bastante a foto da Lua. Algumas câmeras compactas , como a Nikon P90, também tem lentes com grande capacidade de zoom. Agora, se você tem uma câmera do tipo DSLR, é legal considerar uma tele-objetiva para fotografar a Lua preenchendo o enquadramento.
A distância focal da sua lente vai determinar o tamanho que a Lua aparece na sua foto. Lentes grande-angulares, abaixo de 35mm, vão deixar a Lua bem pequena na foto, quase como um ponto luminoso. Lentes até 400mm vão fazer com que ela tenha um tamanho pequeno ou médio. Para uma Lua grande, procure utilizar lentes com 500mm ou mais de distância focal. Tudo isso, falando em termos de câmeras Full Frame. Se sua câmera tiver o sensor cropado, APS-C ou Micro 4/3, você não precisa de distâncias focais tão longas. Veja na imagem abaixo, como fica o tamanho da Lua, de acordo com cada distância focal para cada tamanho de sensor.
Devemos lembrar também que você ainda pode recortar sua fotografia e fazer a Lua preencher mais o enquadramento. Nesse caso, quanto mais megapixels sua câmera tiver, maior será sua flexibilidade para cortar a imagem e ter um resultado final com maior resolução.
Outro equipamento muito importante que você vai precisar, é o tripé. Sem ele, as fotos tem muito mais chances de ficarem tremidas, e assim perdemos nitidez na imagem. Pelo mesmo motivo, é legal também que você tenha um controle disparador ou que ative o timer da sua câmera antes de fotografar. Isso evita colocarmos a mão na câmera, o que causa pequenas vibrações no equipamento e perda de nitidez na fotografia.
Configuração da câmera
Agora, vamos ver como configuramos a nossa câmera para aprendermos como fotografar a Lua. Primeiro coloque sua câmera no manual. Vamos ajustar cada um dos parâmetros para tirar a foto da Lua.
Começamos ajustando a abertura. Ao contrário do que muito se diz por aí, uma abertura mais fechada não garante mais nitidez. O ponto de maior nitidez da lente, costuma ser um ou dois pontos de luz depois da maior abertura que ela permite. Assim, a maioria das lentes vai ter seu ponto de maior nitidez com aberturas por volta de f/5 e f/8. Procure utilizar uma abertura dentro dessa faixa.
Agora, vamos ajustar o tempo de exposição. Como a Terra gira, a Lua parece se mover no céu, assim como o Sol e as estrelas. Esse movimento é lento, mas existe. Precisamos considerar ele para que a foto não fique borrada. Assim, procure utilizar um tempo de exposição, igual ou mais curto que 1/8″. Se conseguir usar por exemplo 1/100″ ou 1/200″, é o ideal. Quanto mais rápido, melhor.
O último parâmetro para ajustarmos é o ISO. Tente começar com o ISO 200 e vá subindo aos poucos conforme faz testes. Suba até que a Lua esteja clara, mas cuidado para estourar os brancos. Ative o histograma e o alerta de realces para verificar se passou do ponto. Você provavelmente vai encontrar um ponto satisfatório entre ISO 200 e 1600.
Sempre fotografe em RAW, sempre! Assim você terá mais poder de recuperar e realçar detalhes no tratamento final da imagem!
Você também ajustar o Balanço de Branco entre 3400 e 5000k para realçar os tons azulados, ou entre 6000 e 7500k para realçar os tons amarelos na foto da Lua
Foco
Um foco perfeito é super importante para aprender como fotografar a Lua. O método que usamos é o mesmo que usamos ao fotografar estrelas, para focar no infinito. Porém, com a Lua é muito mais fácil, já que a sua luminosidade e tamanho aparentes são maiores que as estrelas.
Primeiro, coloque sua câmera em foco manual. Não confie no foco automático. Em seguida, utilize sua maior distância focal para aproximar o enquadramento da Lua, deixando ela maior na foto. Se ela ainda ficar um pouco pequena, você pode dar mais zoom no modo live view. Agora, com ela grande no quadro, procure olhar para sua borda e mover o anel de foco lentamente, até perceber que a sua borda está uma linha bem definida.
Mantenha o foco manual e faça um teste. Verifique a sua foto dando um zoom nela, para checar a nitidez de perto. Se achar que ficou ruim, tente focar novamente. Lembre-se que o tempo de exposição e um tripé firme também influenciam nesta nitidez. Uma vez que o foco estiver correto, você não precisará focar novamente a cada foto. Tome cuidado para não esbarrar no anel de foco sem querer e cheque periodicamente as fotos para ter certeza que nada saiu do lugar.
Fotografe a Lua à Pino
Quando estamos fotografando só a Lua, e não estamos pensando em compor ela com algum outro elemento da paisagem (o que também é bem legal), é melhor se fotografarmos ela à Pino. Ou seja, no momento em que ela está mais alta no céu, de preferência logo acima de nossas cabeças. Dessa maneira, a camada de atmosfera entre a nossa câmera e a Lua é menor, o que resulta em melhor visibilidade e portanto uma maior nitidez na nossa foto da Lua.
Você pode usar aplicativos como o PhotoPills para prever a posição da Lua.
Fase da Lua
A Lua cheia é bem legal, eu sei. É quando ela fica muito iluminada, redondinha, perfeita. Porém, em termos de luz e textura, não é a melhor opção de foto da Lua.
No período de Lua cheia, a luz do Sol está iluminando-a bem de frente. Isso gera uma luz chapada na face da lua e não conseguimos observar a textura gerada pelo relevo da sua superfície. Sabe quando falamos para fotografar durante a golden hour / hora mágica? É porque nesse momento a luz está incindindo mais lateralmente, gerando mais volume e textura para a cena. Ao contrário disso, fotografar ao meio dia, a luz do Sol está à pino, e nós perdemos a textura e volume das paisagens. Fotografar a Lua cheia, é como fotografar ao meio dia. A luz está com incidência praticamente vertical.
Se, ao contrário disso, fotografarmos as fases intermediárias da Lua, entre Lua cheia e Lua nova, é como se estivéssemos fotografando na hora mágica. A incidência lateral da luz cria texturas e volume na superfície da Lua, deixando uma foto da Lua de perto mais interessante. Veja abaixo a diferença de textura.
E assim aprendemos a como fotografar a Lua!
Curtiu? Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário! 🙂
Grato, até a próxima!