Entenda Como fotografar o rastro de estrelas ou Startrails
Quando estamos aprendendo como fotografar estrelas, é comum também nos deparamos com as fotos de startrails. Essas são fotos que registram o rastro que as estrelas fazem no céu. Assim como o sol, que nasce no leste e se põe no oeste, as estrelas fazem um trajeto parecido. Esse movimento é devagar, dura a noite toda e por isso não o percebemos facilmente a olho nu, mas é justamente o que a foto nos revela! Também é por ser demorado que as fotos de startrails somam horas de exposição. Já vamos entender isso melhor.
Antes de começar, lembre-se de fotografar em RAW, e também de desligar a redução de ruído de longa exposição. Use um tripé, um controle disparador e faça o foco manualmente
Agora, para entender como fotografar o rastro de estrelas, vamos primeiro entender como ajustar a exposição da foto. Assim vamos mostrar na foto o máximo de estrelas possível, sem prejudicar a qualidade da foto.
Tempo de exposição
Diferentemente de fotografar estrelas pontuais, a lógica de fotografar o rastro de estrelas não limita mais o nosso tempo de exposição. Quanto maior o tempo de exposição, melhor, pois teremos menos arquivos para lidar depois. Mas cuidado, ao contrário da fotografia em filme, que pode fazer apenas uma exposição de muitas horas, na fotografia digital é melhor fazermos várias fotos com exposições mais curtas e depois junta-las em uma foto só. Na fotografia digital, se fizermos uma única foto, com horas de duração, a câmera irá aquecer muito o sensor e também gastará mais algumas horas processando a imagem. Isso vai gerar ruído na sua foto e vai impedir que você use a câmera para outra coisa por muitas horas. Além disso, você não vai conseguir acompanhar o resultado do seu trabalho, para verificar se está ficando bom.
Para fazermos várias fotos em sequência vamos precisar de um controle disparador (por exemplo, este). Entre uma foto e outra é interessante dar um tempinho para sua câmera. Ela vai usar esse tempinho para processar a imagem que acabou de fotografar, grava-la no cartão de memória e também dar um respiro para o sensor não esquentar muito. Porém, o intervalo entre uma foto e outra não pode ser maior do que 1 segundo. Caso esse intervalo ultrapasse um segundo, o rastro de estrelas vai parecer uma linha pontilhada.
Quanto maior o tempo e exposição de uma foto, mais tempo a câmera precisa para processar essa imagem antes de fotografar a próxima. Esse tempo varia de câmera para câmera, algumas são mais rápidas que outras. Faça testes com a sua câmera para descobrir qual é o maior tempo de exposição de uma foto, para que o intervalo entre elas não ultrapasse 1 segundo. Dessa maneira, você terá menos fotos para trabalhar na edição posteriormente, economizando tempo de trabalho e espaço no seu HD. Na minha câmera, fotos de 30 segundos permitem com folga esse intervalo de 1 segundo entre cada foto.
Abertura e ISO
Uma vez que você já sabe o seu tempo máximo de exposição para sua câmera, vamos regular o ISO e a Abertura.
Para regular a abertura, colocamos nossa lente na máxima abertura possível, para entrar o máximo de luz possível. Na maioria do casos vai ser algo como f/3.5 ou f/4.0. Nas lentes mais claras conseguimos aberturas ainda maiores, como f/2.8.
O terceiro passo é ajustar o ISO para que ele dê a luminosidade desejada, tentando manter o valor mais baixo possível, para evitarmos ruídos na foto. Comece com um ISO de 800 e suba ele gradualmente, até que alcance uma claridade satisfatória para a sua fotografia.
Edição
Agora que você tem um monte de fotos, é hora de juntar todas em uma só. Para isso, você pode usar um software gratuito e muito intuitivo chamado StarStaX. Ou você também pode fazer através do Adobe Photoshop.
No Photoshop, vá em File > Scripts > Load files into stack, isso vai abrir todas as suas fotos em um mesmo arquivo, cada uma em um layer. Entendeu porque quanto menos fotos tiver, melhor? Muitas fotos podem sobrecarregar o seu computador. Agora selecione todos os layers e troque o Blend Mode para Ligthen. Prepare-se! esse é realmente um momento mágico e emocionante! Todo o trabalho foi recompensado!
Receita de Bolo
Para resumir e simplificar as coisas, aqui vai uma receitinha pronta de Como Fotografar Rastro de Estrelas:
Fotografe em RAW.
Desligue a redução de ruído de longa exposição.
Faça o foco manualmente
Programe sua câmera usando um controle disparador. Faça fotos sequenciais de 30 segundos de duração, deixe 1 segundo de intervalo entre cada foto. (adapte à gosto)
Coloque a maior abertura que sua lente tiver
Use um ISO de 1600 (adapte à gosto)
Combine todas as fotos em uma só, usando o app StarStaX.
Esse post demorou duas horas para ser feito. Se você gostou, compartilhe e deixe um comentário 🙂
Obrigado! até a próxima!